sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A notícia e você

Você ESTÁ VULNERÁVEL
E como a humanidade geralmente só aprende depois de errar, ela também está. A "Nova Gripe" está aí, é realidade, pra quem quiser realmente ver. Infelizmente, posso considerar-me exemplo vivo dessa incrível estatística que comprova que a mente tacanha dos seres humanos precisa apanhar pra aprender.

Era completamente resistente à idéia de que a "Nova Gripe" de fato existia entre nós, e as notícias de que nenhum caso havia ainda sido indentificado em minha cidade servia, de certa forma, para sustentar meus argumentos. Não entendia que diferença fazia lavar as mãos e depois passar álcool gel 70%, isso era completamente inútil, não fazia o menor sentido. Realizava o procedimento por insistência de minha mãe, mas consciente de que era apenas por isso.

As notícias na TV não me abalavam, assim como as de que um terremoto na China matou 700 pessoas, de que uma catástrofe natural deixou 270 mortos, quase nunca abala ninguém no Brasil. São apenas notícias, ora. Esquecemo-nos de que notícias são apenas as comunicações de fatos. E que esses fatos apenas tomam alguma importância consistente quanto atacam nossa família, quando solapam nossas bases, e minam nossas forças. Tenho certeza, absoluta certeza, de que muitos que lerem este artigo perceberão que com eles não é diferente.

Pois bem, tenho péssimos hábitos alimentares, e além disso, uma mãe em tratamento quimioterápico. Conclusão, temos leucócitos frágeis, escassos, e por isso estamos mais sujeitos à contrair a tal da Gripe. Temos também uma nova realidade, que firmou meus pés no chão, e que conscientizou-me de minha condição de humano: a acompanhante de minha mãe, minha tia internada, isolada, com todos os sintomas da "Nova Gripe". Eram os notíciários em minha vida, sendo eu e minha família os protagonistas, desta vez. E todas as suas consequências bombarderam minha mente, tinha medo por mim, medo por minha mãe, e o que estava em questão era salvar a pele neste momento. É quando a ficha cai. E aumentando as estatísticas, tive que sofrer na pele, protagonizar a notícia, para que a trágica realidade epidêmica tornasse efetivamente realidade.

Esta é uma doença que ataca a humanidade; e você, eu, fadados a sermos para sempre seres humanos, estamos completamente vulneráveis.

Marcelo Almeida

3 comentários:

  1. não estamos livres mesmo. só nos resta nos proteger da melhor forma para q essa visita inoportuna não venha a bater em nossas portas.

    adorei o texto. abraço

    ResponderExcluir
  2. Para as pessoas que não tem outros problemas de saúde, a gripe não é perigosa. Por isso, eu não ligo muito. Mas sei que pessoas com baixa resistêncioa ou um sitema imunologico deficiente pode ter vários problemas.
    Sinto muito pela sua mãe.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo Blog e pelos textos. Gostei muito.

    ResponderExcluir